sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Emidio entrega obras de revitalização do Largo de Osasco


A modernidade hoje é parte viva da história da região central da cidade de Osasco. Prova deste avanço pode ser presenciada na manhã desta quinta-feira, 27 de dezembro, quando o prefeito Emidio de Souza, acompanhado do prefeito eleito, Jorge Lapas, entregou oficialmente as obras de revitalização do Largo de Osasco, que são parte do pacote de inaugurações previstas para o final deste ano. 
A revitalização do Largo abrange a duplicação da Rua da Estação e a interligação do Centro, pela avenida Hilário Pereira de Souza, com os bairros Jardim Wilson e Vila Yara. O projeto também contempla a revitalização do Largo por meio da melhoria e readequação dos terminais de ônibus e a reconstrução da nova Estação Ferroviária (obra em parceria com a CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Dentre outras melhorias na região, há também a reformulação viária da Praça Antonio Menck e a reforma do terminal de ônibus, com a criação de mais uma plataforma e instalação de nova cobertura, novo paisagismo, além de recapeamento do asfalto.
Durante a cerimônia, o presidente da CMTO (Companhia Municipal de Transportes de Osasco), Paulo Arnoni, disse que as obras de revitalização no Largo de Osasco atendem às exigências técnicas e principalmente às necessidades da população. “Pela primeira vez na história de Osasco. Teremos um terminal de ônibus organizado, bem montado, estruturado e construído de forma digna e descente às pessoas”, resumiu.
O secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro Filho, fez um breve balanço. “No Centro de Osasco temos um conjunto de obras que visam a reformulação e readequação da praça Antonio Menck passando pelo calçadão da rua Antonio Agu, com a instalação de novas calçadas e iluminação. Pensamos também em um terminal de ônibus mais seguro e funcional. Teremos todas as linhas de ônibus concentradas dentro do terminal e não nas ruas como antigamente”, disse.
Segundo o prefeito eleito e engenheiro, Jorge Lapas, a execução das obras do projeto intitulado Renova Centro é fundamental para que Osasco se torne mais humana, moderna e pronta para os desafios do futuro. “Uma obra fantástica, que transformou o Centro de Osasco. Esse é um projeto muito grande. Foi entregue uma parte, que é a estação. Acabaram os buracos, onde havia a travessia por baixo da linha do trem, e agora o Centro está embelezado”, revelou.
Ele disse ainda que as obras continuarão, assim como a conclusão das obras da avenida Primitiva Vianco. “O impacto dessa obra não é apenas desse lado, mas, do outro lado da estação também. Um impacto muito positivo”, observou Lapas, que encerrou o discurso pedindo para os comerciantes revitalizarem as fachadas das lojas, para melhorarem ainda mais o Projeto Renova Centro, que integra as metas do Osasco 50 anos.

Em sua fala, Emidio destacou que Osasco dá um passo muito significativo. “Depois de oito anos de governo, estou entregando uma obra que me dá muito orgulho e que  vai mudar  substancialmente as vidas das pessoas que circulam pelo Centro de Osasco. Em toda essa região central circulam, em média, 200 mil pessoas por dia. Tudo o que pensamos em modernização está acontecendo”, disse.
Ele ainda destacou as obras viárias. “A ligação da rua da Estação com a Hilário criará uma rota alternativa ligando a Vila Yara ao Km 18. Isso permitirá o acesso à Marginal Pinheiros bem adiante, sem precisar utilizar a avenida dos Autonomistas”, explicou. O prefeito também lembrou ainda das parcerias com o governo federal, estadual e as empresas de ônibus na execução das obras. Destacou que o projeto de arquitetura da estação foi criada pela Prefeitura para readequação do novo centro. Anunciou também grandes investimentos para o futuro com a chegada do metrô a Osasco e a construção do prédio do Paço Municipal do outro lado da estação, na região do Bonfim a partir de 2013.
Ele frisou o crescimento do município durante sua gestão, e disse que, após dois mandatos como prefeito, deixa a Prefeitura pela porta da frente de cabeça erguida, entregando uma cidade melhor. Afirmou ainda que confia no prefeito eleito Jorge Lapas para continuar os projetos que mudaram a história da cidade.
Após a cerimônia, o prefeito visitou o novo Terminal Rodoviário, que após às 12 horas desse mesmo dia, foi aberto para circulação de ônibus das linhas municipais e intermunicipais.
Outras intervenções no Largo de Osasco
O Calçadão da rua Antonio Agu, 2º maior pólo de comércio de rua do país, também passou pela troca do piso intertravado por piso de concreto armado, que oferece muito mais resistência ao trânsito de pessoas e veículos, nova paginação dos pisos nas cores vermelho, cinza-escuro e cinza-claro; colocação das modernas grelhas articuladas; instalação de rampas de acessibilidade universal; troca de guias e sarjetas; instalação de piso podotactíl (direcionamento para deficientes visuais) nas laterais da canaleta; substituição do mobiliário urbano (lixeiras, bancos e placas) e iluminação; manutenção dos coqueiros, áreas verdes e paisagismo.
No local, houve a instalação do mobiliário e troca dos postes de iluminação no Largo, assim como a limpeza final e acabamento. Já a rua Primitiva Vianco está sendo reformada e contará com alargamento das calçadas, finalização das esquinas e cruzamentos, que terão faixa de pedestres e rampas de acesso universal; as calçadas contarão com nova paginação nas cores vermelho e cinza; serão eliminados os obstáculos e desníveis do passeio; trocados os mobiliários (lixeiras, bancos, placas); recapeada a via com a criação de nova faixa de rolamento, colocadas novas baias de estacionamento e instalado o Terminal de Ônibus Sul, com a criação de mais uma plataforma de embarque e cobertura.
Emidio ainda conversou com trabalhadores, munícipes e comerciantes. Ele ouviu sugestões, esclareceu dúvidas e percorreu todo o Terminal de Ônibus e conferiu a qualidade do mobiliário e execução das obras.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais: Marisa Elisabeth (Governo), Carlos Marx (Meio Ambiente); Patrícia Dandalo (Assistência e Promoção Social); José Amando Mota (Segurança e Controle Urbano); Álvaro Melo (adjunto de Habitação e Desenvolvimento Urbano); Arthur Scatolin (adjunto de Assuntos Jurídicos); a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joana Darc; o subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Osasco, Erivan Gomes; Vavá Soares (Ouvidor Geral); o presidente da Viação Urubupungá, Luis Augusto; o presidente da Viação Osasco, Felipe Batista do Santo; o vereador Valdomiro Ventura; comerciantes locais; dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário