domingo, 23 de dezembro de 2012

Saúde de Osasco inaugura nova sede do CAPS Infantil


Saúde de Osasco inaugura nova sede do CAPS Infantil

Foi inaugurada, no dia 14 de dezembro, a nova sede do CAPSi (Centro de Atendimento Psicossocial Infantil), unidade mantida pela Secretaria da Saúde de Osasco e que faz parte de rede de saúde mental.
Ela foi implantada a partir da reconstrução de um antigo galpão da Receita Federal, na avenida João Batista, região central da cidade, que estava sem uso e foi doado pelo governo federal à prefeitura.
“Quando viemos vistoriar aqui, era apenas um galpão abandonado. Por isso, em muito nos orgulha entregar essa obra hoje. É um prédio bonito, acolhedor e adequado, que vai garantir um atendimento ainda melhor às nossas crianças”, afirmou o prefeito Emidio de Souza sobre a obra.
Ele destacou ainda a nova localização do serviço. “A unidade anterior funcionava no Jardim Santo Antônio, o que gerava uma dificuldade grande de quem mora na zona Norte chegar ao local. Agora, o CAPS Infantil está em um local por onde passam cerca de 70% das linhas de ônibus de Osasco”, completou.
Emidio encerrou o evento presenteando a paciente Gabriela com uma boneca. Sua mãe, Cláudia Badu, foi só elogios ao serviço e também ao novo prédio. “Em um ano de tratamento no CAPS Infantil, minha filha apresentou uma evolução muito grande. E agora, vai ficar ainda melhor, com esse prédio bonito e agradável”, disse.
Antes do prefeito, fizeram uso da palavra as secretários municipais de Obras, Waldyr Ribeiro Filho; e de Saúde, Ewandro Ruck.
Waldyr lembrou do pacote de obras que está em andamento na Saúde. “Estamos reformando 24 unidades de saúde e vamos construir outras 5. Delas, 2 já estão com as obras em andamento, na Vila dos Remédios e Vila Isabel, e neste sábado, vamos lançar a pedra fundamental da nova UBS do Munhoz Júnior”, enumerou.
Já Ruck fez um balanço do avanço da área da saúde mental na rede pública de Osasco. “Antes, tínhamos apenas um CAPS, que prestava atendimento ambulatorial, infantil, de emergência e para os casos de álcool e drogas. Hoje, tudo isso foi descentralizado. Temos a emergência psiquiátrica no PS da Vila Pestana; o CAPS Álcool e Drogas no Jardim Piratininga, o atendimento ambulatorial no Km 18 e agora essa nova sede do CAPS Infantil. E estamos sempre aprimorando esse serviço, também que o CAPS Álcool e Drogas será transformado em CAPS III e vai passar a funcionar 24 horas”, disse.
Também prestigiaram o evento os secretários municipais Marisa Elizabeth (Governo) e Marinalva de Oliveira (Educação), a coordenadora de Mulher e Igualdade Racial, Sônia Rainho, o vereador Valdomiro Ventura e o prefeito eleito de Osasco, Jorge Lapas.


O novo CAPS Infantil


O CAPS Infantil atua na reabilitação psicossocial de crianças e adolescentes com  transtornos mentais severos, buscando resgate de seus laços familiares e comunitários.  

No local, são oferecidos atendimentos clínicos individuais; grupos e oficinas terapêuticas como de horticultura, jardinagem e cinema; grupos de orientação a familiares; visitas domiciliares e assembleias de usuários.
Com capacidade para realizar mais de 800 atendimentos ao mês, a nova unidade conta com equipe interdisciplinar composta por coordenador técnico e administrativo, médicos, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, atendentes e auxiliares de serviços gerais.
As novas instalações contam com: 3 consultórios; 1 brinquedoteca; 2 salas de atendimento em grupo; 1 posto de enfermagem; 1 espaço de convivência para pacientes intensivos; horta; recepção; 3 banheiros para usuários e um adaptado para pessoas com deficiências e ainda 1 cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário